O que está buscando?

MITOS E VERDADES SOBRE O PILATES

31/07/202015:47- atualizado às 15:53 em 31/07/2020

 

 

Pilates é uma técnica bastante indicada para quem quer melhorar a saúde e aumentar o bem-estar, pois o seu foco é fazer com que o praticante tenha mais consciência corporal, melhora da força, flexibilidade e equilíbrio e ainda consiga se sentir mais relaxado. Com a popularização dessa atividade, mitos e verdades ficaram em evidência e nós vamos te ajudar a esclarecê-los: 

 

Grávidas podem pratica PILATES 

 

Fazer esse tipo de atividade física no período da gestação é importante porque trabalha a postura da mulher que está alterada durante a gravidez. Além disso, alivia e previne o aparecimento de dores recorrentes no período e prepara o organismo para o parto, através do fortalecimento do períneo. 

 

Idoso não pode fazer PILATES 

 

Por ser uma atividade de baixo impacto e supervisionada, o Pilates traz grandes benefícios para esta população, como aumento da força e flexibilidade muscular, aumento da mobilidade, melhora do equilíbrio e postura. Com isso, é possível diminuir dores articulares e o risco de quedas, comuns nesta fase, além de melhorar a coordenação motora, consciência corporal e autoestima. 

 

PILATES melhora o humor 

 

Além de melhor a autoestima do indivíduo por trabalhar algo em benefício da sua saúde, há também, na prática de qualquer atividade física, a liberação de endorfinas, que são neuro-hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Essas substâncias diminuem o stress e consequentemente melhoram o humor. 
 

 
PILATES emagrece 

 
pilates é ideal para quem busca tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade e corrigir o alinhamento postural. Dessa maneira ele previne dores, melhora a resistência, aumenta a força e, quando está associado com uma dieta equilibrada e atividade aeróbica, também ajuda a emagrecer. Porém, quando realizado de forma isolada, o aumento do metabolismo durante a aula e aumento do metabolismo basal não são?suficientes para perda de gordura, sendo necessária a prática de atividades com alto gasto calórico. 

 

PILATES faz bem aos órgãos internos 

 
powerhouse (CORE) ou centro de força é a base do PilatesÉ onde se origina a força para os movimentos. Os músculos que o formam sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Quando estas estruturas são ativadas em conjunto formam um cilindro que traz estabilidade corporal, protege a coluna durante as atividades e faz pressão intra-abdominal, melhorando significamente o funcionamento dos órgãos internos. 
 

PILATES substitui a musculação 

 

Os dois trabalham como complementares, porém as finalidades de cada um são bem diferentes. Geralmente, opta-se por musculação quando o objetivo é ganhar massa muscular. Já quem faz pilates, quer melhorar a postura, a percepção do corpo. Portanto, um exercício não substitui o outro.  
 

PILATES deixa as pessoas mais altas 

 
O que acontece na verdade é uma melhora no alinhamento e na postura corporal devido à combinação de alguns fatores. Entre eles estão o aumento da flexibilidade muscular, da mobilidade articular e do crescimento axial. Este último se refere à intenção de ganhar espaço intra-articular,?principalmente da coluna, resultando em aumento do espaço entre as vértebras e melhora da mobilidade da coluna, diminuindo assim dores por compressão nos discos. 


PILATES diminui as dores na coluna  

 
Por trabalhar a resistência, flexibilidade muscular e mobilidade articular de forma global, o pilates reorganiza desequilíbrios existentes no corpo, devolvendo a harmonia corporal necessária para ganho da consciência corporal, consequentemente melhorando a postura e aliviando as dores 

 
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. O importante é que o instrutor de Pilates esteja sempre atento as particularidades e limitações de cada aluno, pois a realização de algum movimento incorreto pode ter um efeito prejudicial, o que é o contrário do esperado com a prática. 

Leia também