O que está buscando?

Como anda sua postura na Pandemia?

Confira dicas de como cuidar da sua coluna durante o home office

 Por: Saul Martins Neto | Fisioterapeuta SESI-SP
20/07/202014:38- atualizado às 14:48 em 20/07/2020

 

Sabemos que a nossa coluna sustenta e distribui o peso que nos mantém ativos no dia a dia. A boa postura é importante para o bom funcionamento do corpo, sem que ocorram alterações posturais ou lesões.

Com a pandemia, muitos de vocês, certamente, ainda estão em casa, mantendo isolamento social e colaborando na prevenção da disseminação do novo Coronavírus. Todo esse rearranjo, fez com que o trabalho fosse incorporado à rotina do lar e adaptado à moveis improvisados, cadeiras inapropriadas para quem fica sentado muito tempo, além do aumento das atividades do lar e dificuldade de acesso às atividades física e de lazer.

A posição sentada, à frente do computador, deve ajustar-se de modo a não prejudicar o alinhamento natural do seu corpo e não sobrecarregar áreas importantes na manutenção da postura. Ao sentar, costumamos colocar os ombros para baixo e concentrar nosso peso nos quadris. O que parece aliviar a tensão na coluna, está, na verdade, causando um grande dano estrutural, podendo ser viciante e, se constante, irreversível.

Segunda pesquisa da FioCruz, em parceria com Unicamp e UFMG, sobre comportamento na pandemia com 11.863 voluntários, 40% das pessoas que não tinham queixas, passaram a sentir dores na coluna pelas mudanças das atividades diárias. O tempo dedicado à atividade física caiu, e as horas passadas à frente da televisão aumentaram, ambas significativamente.

Importante ressaltar que muitas pessoas carecem de um preparo corporal necessário para a manutenção da postura correta. Reconhecer essa inabilidade e entender que precisamos cuidar e preparar nosso corpo para demandas específicas, ajuda a diminuir essas estatísticas e garantir uma vida melhor e sem dor.

Dedique mais atenção ao posicionamento do seu corpo em diversas situações, os resultados são visíveis, sensíveis e benéficos. Além da correção de postura, a prática frequente de exercícios físicos e a movimentação dos músculos é muito importante para manter o corpo forte e bem sustentado. Cuide também de sua alimentação, incluindo alimentos ricos em cálcio, que fortalecem os ossos. Caso sinta muitas dores nas costas ou grande dificuldade em corrigir sua postura, a busca de um profissional fisioterapeuta é uma boa alternativa.

 

 

Leia também