A montagem Soterrados – Sobre pessoas apagadas questiona a guerra a partir de análises da violência cotidiana. As últimas sessões acontecem neste final de semana, dias 24 e 25 de novembro, com entrada gratuita.
Por: SESI Osasco
20/11/201814:16- atualizado às 09:12 em 21/11/2018
O espetáculo Soterrados – Sobre pessoas apagadas, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, retrata como a violência cotidiana legitima a guerra. A peça estreou com a casa cheia no dia 10 de novembro na unidade do SESI Osasco. Neste final de semana dias 24 e 25 de novembro, o grupo realiza as últimas apresentações do ano, sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI.
A peça
O espetáculo gira em torno dos últimos momentos de soldados que, durante a guerra, foram enterrados vivos por seus inimigos. Aos poucos, são reveladas as memórias, sensações e lembranças dessas personagens. Cada cena compõe um quebra-cabeça que ajuda a entender a guerra e o porquê de sua existência. Inspirado no texto Ainda Vivos, de Diego Cardoso, Soterrados coloca em pauta a crise social contemporânea para questionar: quantas outras vozes foram soterradas hoje?
Sob direção de Renato Alves, orientador de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Zona de Conflito.
Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP
Com 31 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado - A.E. Carvalho, Catumbi (Belenzinho), Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Cena Livre 2018
Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante.
O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP.
Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2018, o tema escolhido foi Zona de Conflito, baseada em obras dramatúrgicas da literatura latino-americana.
O alinhamento dos temas do Cena Livre iniciou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, em 2015, Histórias Fantásticas, 2016, Mito e Realidade. e em 2017, Portas Abertas.
Ficha técnica
Orientação de Artes Cênicas, Direção e Adaptação Dramatúrgica: Renato Alves | Dramaturgia Base: Diego Cardoso | Elenco: Adilson Alves, Andressa Carvalho, Beatriz Saraiva, Douglas Assis, Elenice Souza, Emerson Felix, Erick Gonçalves, Fabiana Fernandes, Karina Agnês, Letícia DuLac, Luís Freitas, Mirella Maiorquim e Niuller Fonseca | Trilha Sonora Original: Adilson Alves e grupo | Concepção de Figurino, Cenografia e Visagismo: o grupo | Concepção de Iluminação: Renato Alves e Rogério Ramos | Fotografia: João Martins e Stephanie Bonome | Comunicação: Jéssica Teles | Produção: Renato Alves, Aline Silva, Rogério Ramos e Núcleo de Artes Cênicas SESI Osasco | Realização: SESI-SP
Saiba mais
Acompanhe a programação mensal completa da unidade
Acesse nossa agenda digital de novembro
Quer receber nossa programação por e-mail? Clique aqui!
Como faço para me tornar um usuário SESI?
Confira algumas imagens do espetáculo: