O que está buscando?

Primeira edição do Geek & Matsuri SESI Osasco reúne mais de 5.000 pessoas. Confira!

Confira como foram os dois do festival que trouxe uma mescla de cultura pop oriental com o universo geek para a cidade de Osasco

 Por: SESI Osasco
03/06/201910:12- atualizado às 10:37 em 10/06/2019

Neste final de semana, dias 1º e 2 de junho, oriundo do projeto Sábado Literário, o SESI Osasco realizou a primeira edição do Festival Geek & Matsuri, um evento gratuito e aberto ao público que reuniu, durante dois dias inteiros, uma série de atrações e atividades para toda a família que curte cultura pop oriental e o universo geek. 

Remetendo às tradições orientais, a abertura oficial do evento contou com a cerimônia Kagami Biraki, uma tradicional cerimônia japonesa muito realizada em festas e eventos, aonde as autoridades presentes quebram um barril de sakê para simbolizar prosperidade e progresso.

 

Cerimônia de abertura com os realizadores do evento.

 

Logo após a abertura, foram iniciadas as apresentações no palco externo. As primeiras atrações a subir ao palco do evento foram a cantora Pamela, que trouxe em seu show canções orientais que emocionaram o público, seguida da apresentação das meninas do STS3, um grupo de dança que agitou os palcos com coreografias de k-pop e j-pop.

 

Grupo STS3.

 

Em seguida, mergulhando ainda mais no universo geek, o público pôde curtir os shows das bandas Tricore, Arigatões e Akatsuki Band, bandas de animesongs que relembraram as canções clássicas dos animes antigos e atuais.

No período da tarde, foi a vez do concurso de cosplays tomar conta do palco do festival, apresentando um lindo desfile de pessoas vestindo as roupas e fantasias de seus personagens favoritos de desenhos, animes, jogos e filmes.

 

Participantes do desfile de cosplays do dia 1º de junho.

 

Enquanto os participantes do concurso aguardavam o resultado, a cantora Larissa Tassi, voz oficial no Brasil das canções do desenho Cavaleiros do Zodíaco, relembrou canções de desenhos e animes famosos, proporcionando um momento nostálgico ao público presente. Ao final do show da cantora, foi anunciado o resultado do concurso.

Mais a noite, Diogo Miyahara & Grupo Heroes Cosplay continuaram o momento flashback, com canções de seriados como Power Rangers, Jaspion e Ultraman.

Fechando o primeiro dia de evento, a cantora Pamela voltou ao palco e ensinou a Matsuri Dance, um estilo musical que mescla passos da tradicional dança Bon Odori com músicas do pop contemporâneo.

O segundo dia do festival contou com apresentações de taiko do grupo Wadan, show de mágica com o ilusionista Kevin Iwassaki e o segundo concurso de cosplay. 

 

Grupo Wadan.

 

Shows de k-pop e j-pop também fizeram parte da programação de domingo.

Um dos destaques de domingo no Geek & Matsuri foi a semifinal e a final do II Campeonato Brasileiro de Kendama, um esporte que utiliza um instrumento japonês feito de madeira, semelhante a um martelo, ligado a uma bola com buraco por meio de uma corda, onde o objetivo é encaixar uma parte na outra. No campeonato, os atletas realizam manobras ousadas e com variado grau de dificuldade. A cada acerto somam-se pontos e o vencedor é quem obtiver maior pontuação.

Além das apresentações no palco, o evento também trouxe oficinas de origami, kirigami, pixel art, mangá, atividades esportivas, exibições de uma mostra de filmes orientais, mangateca da Comix, trocas de mangás com a equipe do Animemoments e a exposição fotográfica Patrimônios Mundiais do Japão. Além destas atividades, salas de card games, videogames, Just Dance e a Sala Temática Harry Potter e Ministros do Riso, expositores de produtos geek e uma deliciosa praça de alimentação foram montadas e funcionaram full time durante os dois dias de evento. 

 

Oficina de Pixel Art.

 

A primeira edição do Geek & Matsuri SESI Osasco reuniu um público de mais de 5.000 pessoas e foi uma realização do SESI Osasco, organizado pela produtora Tasa Eventos, apoiada pela Fundação Japão, Sakura, Animemoments Brasil e mídia partner Mundo OK.

Abaixo, algumas imagens do evento. Clique aqui e confira todas as fotos em nossa fan page.

 

Leia também