O que está buscando?

Espetáculo Celebra os 30 Anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP

A montagem inédita Apenas Hoje Não Faremos Uma Peça discute o fazer teatral e as dificuldades de quem escolhe o caminho da arte em suas vidas.

 Por: SESI Osasco
08/11/201709:35- atualizado às 13:52 em 08/11/2017

O espetáculo Apenas Hoje Não Faremos Uma Peça, parte integrante dos 30 anos de jornada do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, reflete sobre o propósito da arte na vida humana. A peça acontece no SESI Osasco, nos dias 11, 17 e 24 de novembro, às 20h e 12 de novembro, às 19h. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Qual é o papel da arte em nossas vidas? Essa é a pergunta feita pelo espetáculo, cujo tema questiona o próprio fazer teatral e seus mecanismos. O roteiro é inspirado no dramaturgo italiano Luigi Pirandello, que renovou a arte cênica com a acidez do seu humor e originalidade. O público é desafiado a atravessar as portas abertas de um teatro e a encarar pessoas reais, que contestam a realidade e a existência de personagens que se manifestam em palco.

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI Osasco, sob direção de Renato Alves, orientador de Artes Cênicas do SESI-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Portas Abertas.

“Dentre todas as questões que envolvem as criações teatrais, percebo tanto o espaço dado aos alunos-artistas quanto minha preocupação com o acabamento do que será apresentado. Penso as cenas como quadros vivos e sua composição visual é muito importante para provocar uma experiência no público que a testemunhará. Figurino, cenário, iluminação, som, linguagem de ação, ritmo de cena, qualidade de movimento e densidade. Tudo precisa ser proposital”, ressalta o orientador.

Assim como nas temporadas passadas, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer.

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 30 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado - A.E. Carvalho, Catumbi (Belenzinho), Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Cena Livre 2017

Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante. O Encontro Cena Livre inclui o intercâmbio entre as unidades do NAC para a troca de experiências e o intercâmbio das ideias que cada grupo trabalhou durante todo o curso.

O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP.

Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2017, o tema escolhido, em conjunto com os alunos, foi Portas Abertas, assim como são as oportunidades que o NAC oferece aos seus participantes e, consequentemente, às comunidades a que pertence, em comemoração aos seus 30 anos de atuação.

O alinhamento dos temas do Encontro Cena Livre iniciou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, em 2015, Histórias Fantásticas e em 2016, Mito e Realidade.

Ficha técnica

Direção e orientação de Artes Cênicas: Renato Alves | Elenco: Angélica Martins, Carlos Martanenco, Danilo Mesquita, Douglas Assis, Emerson Félix, Evelyn Antonello, Laryssa Ascimo, Léia Rios, Leticia DuLac, Lilia Lima, Mirella Maiorquim, Tamires Araújo e Tom Menezes | Autoria e dramaturgia: Renato Alves e elenco | Dramaturgismo: Péricles Silveira | Iluminação: Rogério Ramos | Cenografia, figurinos, maquiagem e sonoplastia: elenco | Fotos: Renato Alves | Realização: NAC Osasco

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Osasco – Rua Calixto Barbieri, 280 – Jd. Piratininga, Osasco/SP

Datas e horários: 11,12,17 e 24 de Novembro, sextas e sábados às 20h e domingo às 19h

Capacidade: 217 lugares 02 para cadeirantes

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Não indicado para menores de 14 anos

Modalidade: Adulto  

Gênero: Tragicomédia

Informações: (11) 3602-6200 ramal 7 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 01 hora antes do início do espetáculo.

 

Foto: Renato Alves

Leia também