O que está buscando?

Campanha Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio

Palestra com Neuropsiquiatra infantil

 Por: SESI-SP de Osasco
15/10/201811:41- atualizado às 08:39 em 16/10/2018

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo, o SESI-SP de Osasco - Jd. Piratininga recebeu, no dia 13/09, Bruno Mendonça Coêlho, neuropsiquiatria, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP/AMB e membro da seção de Suicidologia da World Psychiatric Association, que palestrou para a equipe escolar causas, sintomas e prevenção do sucídio.

Segundo Dr. Drauzio Varella, todos os dias, cerca de 30 brasileiros se suicidam, taxa superior a das vítimas de aids e de diversos tipos de câncer. E para cada morte desse gênero, em média, cinco ou seis pessoas próximas ao falecido sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas.

Na cartilha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, eles revelam que, de cada 100 brasileiros, 17 já pensaram, ao menos uma vez, em tirar a própria vida. Vale ressaltar que fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida os pensamentos, os planos e as tentativa de tirar a própria vida.

Nesta etapa específica do projeto, a professora Sueli disse ter gostado da abordagem e de que saber lidar com os alunos e pais em relação ao papel da escola se faz necessário e importante. A professora Fernanda Baigan também pontua sobre a importância, pois segundo ela "(...) tivemos a oportunidade de conhecer algumas estatísticas que envolvem o tema suicídio, que, apesar de ser um problema recorrente, principalmente nas escolas, ainda é pouco discutido. A abordagem clara do palestrante sobre o assunto foi esclarecedora e importante para compreender melhor as causas que podem levar as pessoas a cometerem suicídio e dessa forma, conseguir identificar e comunicar a família o mais rápido possível.” 

 

 

Leia também