O que está buscando?

3 DICAS DE ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO NO VERÃO 

Confira como aproveitar a estação mais queridinha do ano com hábitos equilibrados e saudáveis. 

 Por: Aline Negra Silva | SESI Osasco
16/12/201913:00- atualizado às 09:23 em 20/12/2019

 

O verão chegou e para que a nossa energia não caia, é bons nos mantermos bem alimentados e hidratados para curtir e ser feliz! E para isso vamos deixar algumas dicas para que você se cuide com qualidade na época mais esperada do ano! Confira algumas dicas a seguir! 

 

1ª Atente-se ao seu corpo! 

No verão é preciso ficar atento às mudanças climáticas e de seu corpo, pois altas temperaturas podem trazer dilatação de veias, ocasionando inchaço, formigamento, sensação de peso e até dores nas pernas e pés. 

Então devemos ter uma atenção redobrada já que neste período o organismo retém mais líquido, o ar estará mais quente e seco e sua saúde pode ser prejudicada. Caso os sintomas persistam, procure um médico e consulte-o! 

 

2ª Hidrate-se sem moderação! 

Estar hidratado é extremamente importante, porém no verão a cautela deve ser maior e você pode usar sua alimentação a seu favorPor exemplo, tomar sucos refrescantes, Smoothies, diferentes e nutritivos chás podem auxiliar o organismo na reposição para evitar a desidratação. 

Mas nada substitui ingerir bastante água. Quando se bebe muita água, o corpo estimula o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio. Abusar da água de coco também é uma ótima dica. 

 

3ª Alimente-se bem! 

No verão, acontece uma queda em nossa taxa de metabolismo basal, por isso prefira alimentos leves. Taxa Metabólica Basal ou TMB é a quantidade energia em quilocalorias (Kcal) que seu corpo gasta para sobreviver, ou seja, realizar todas as atividades metabólicas em repouso durante um dia. Então, para que você não deixe a energia baixar coma verduras e legumes no almoço e no jantar, e frutas na sobremesa e nos lanches. Os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, as verduras e os legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes, o que combina com a alta temperatura do verão. Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Mas não se esqueça de procurar um especialista para lhe ajudar com dietas e demais orientações nutricionais!