O que está buscando?

NOVIDADES NOS EDITAIS DE ARTES VISUAIS DO SESI-SP. INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE MAIO

A seleção retoma os projetos para a Exposição Itinerante, os trabalhos de Ocupação Artística preveem retoques para maior tempo de duração, e as obras para a Galeria de Arte Digital, na Av. Paulista, possibilitam estreias individuais e participação em mostra de acervo.

 Por: Núcleo de Comunicação
19/04/201816:59- atualizado às 09:49 em 20/04/2018

Estão abertas as inscrições, até  21 de maio, às 23h59, para o Edital de Chamamento de Projetos Culturais 2018 – Artes Visuais, para seleção de projetos de artes visuais, exclusivamente pelo site www.sesisp.org.br/cultura/editais.html. Serão admitidas propostas de artistas de todo Brasil ou do exterior. Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação artística das unidades do SESI-SP, distribuídas por toda Grande São Paulo, litoral e interior do Estado.

Os projetos irão compor a programação do ano de 2018, podendo serem incluídos na programação de 2019, os selecionados e/ou suplentes. A seleção dos projetos não obriga a sua contratação. A divulgação dos resultados será no dia 8 de junho no site dos editais.

O objetivo do SESI-SP é proporcionar ao público o acesso a diferentes expressões das artes visuais, ampliando o repertório e a apreciação estética, desenvolvendo a criatividade e o exercício crítico do cidadão. Pretendem também incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade da produção artística através do apoio aos artistas na exibição e mediação de suas obras, contribuindo assim para a divulgação e preservação da memória cultural de um povo.

 

Galeria de Arte Digital – Centro Cultural Fiesp

A modalidade contempla a programação em painel de LED, plataforma instalada na fachada do edifício-sede FIESP/SESI-SP, no meio da Avenida Paulista, o que promove grande visibilidade e participação do público. As obras devem ser inéditas, produzidas especialmente para esse fim, e ter cunho artístico-cultural. Os formatos podem ser de audiovisual, interativo ou gerativo (gerados em tempo real por computador).

Desde 2015, a Galeria de Arte Digital recebe obras selecionadas por edital para sua programação. Em 2018, novas oportunidades são apresentadas para os artistas nessa categoria.  Para a programação desse ano, além de artistas que apresentem portfólio consolidado comprovando experiência em arte digital, serão selecionados estudantes vinculados a instituições de ensino.  Também pela primeira vez no histórico da plataforma, as obras selecionadas serão integradas ao acervo da Galeria.

 

Exposições Itinerantes SESI-SP

O SESI-SP retoma em 2018 a seleção de projetos para compor o ciclo de exposições itinerantes, que ficam até 60 meses em circulação.

As mostras são individuais e/ou coletivas, compostas de reproduções de: fotografias, pinturas, desenhos, ilustrações ou gravuras.

Serão captados projetos de exposições para circulação nas unidades do SESI-SP participantes e empresas conveniadas ao programa Caixa de Cultura, localizadas no Estado de São Paulo.

 

Ocupação Artística

O quinto chamamento de propostas para a modalidade Ocupação Artística, em que espaços como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, recebem intervenções artísticas nas mais diversas técnicas e estilos, também tem duas novidades de peso. A primeira é a possibilidade de contratação de algumas obras por período indeterminado, aproximando a Ocupação Artística de uma exposição de caráter permanente. Além disso, pela primeira vez, um espaço no Centro Cultural Fiesp integra a lista do edital.

As ocupações artísticas poderão ser constituídas tanto por obras inéditas, incluindo site-specific (criadas especificamente para o espaço do SESI-SP), ou já realizadas em outros locais e adaptadas para os espaços do SESI-SP. As produções podem utilizar diversas técnicas e materiais, tais como graffiti, pintura, cartazes lambe-lambe, adesivo, escultura ou instalações.

Além da visibilidade da obra em espaços de grande circulação, o artista assume também um papel de mediador de sua própria obra, ao realizar oficinas, palestras e demonstrar seu processo de criação e construção de trabalho.

 

Período para inscrições e resultados

 

MODALIDADE

INSCRIÇÃO ONLINE

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Galeria de Arte Digital SESI-SP / Exposições Itinerantes SESI-SP / Ocupação Artística no SESI-SP

De 13 de abril a 21 de maio de 2018

8 de junho de 2018